segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Construção do TÚNEL

Finalmente construí um túnel, leve, mas que é imprescindível em qualquer maquete.
Acompanhe, se quiser, todos os passos de construção do meu túnel:


Ficou assim, no final. Mas se voce quiser saber como foi construído, siga abaixo:



Primeiro, posicionados os bocais do túnel, construir a cavidade, com pedaços de papelão, que serão a caverna do túnel.


Em seguida, com a estrutura de apoio, em papelão, começar a derramar camadas de espuma de PU, que formarão a montanha. O PU expandido é bom, pois monta a estrutura maciça, com pouco peso, e vai sendo moldado por camadas, pois a superior adere a inferior.


Como será uma montanha, adicionei pigmento marrom a espuma de PU. E várias camadas vão sendo adicionadas.



Com a deposição de várias camadas de PU expandido e pigmentado, este foi o aspecto final da minha montanha com túnel, carinhosamente batizado pelos colegas de"cocô de elefante". Não entendi......


Então começa o trabalho de escultura proopriamente dito. Com um ralador de queijo, vamos aparando a superfície, para dar maior ancorajem às camadas posteriores.


Assim ficou. Agora, vamos aplicar as camadas de terra, pedriscos e grama:

Utilizei a típica cola branca diluída em água e álcool, borrifada, e aplico inicialmente pedriscos encontrados em casas de mateiral para artesanato, muito baratos, e com bom aspecto visual. em seguida a grama e terra, feitos a partir de serragem..... Mas estes, ensino em próximo post...
No final...

Nada como um túnel em sua maquete. Não importa o tamanho. A emoção do desaparecimento de sua composição na entrada do túnel e do seu ressurgimento na saída, são imagens que marcam. Vale o trabalho!

2 comentários: