Finalmente construí um túnel, leve, mas que é imprescindível em qualquer maquete.
Acompanhe, se quiser, todos os passos de construção do meu túnel:
Ficou assim, no final. Mas se voce quiser saber como foi construído, siga abaixo:
Primeiro, posicionados os bocais do túnel, construir a cavidade, com pedaços de papelão, que serão a caverna do túnel.
Em seguida, com a estrutura de apoio, em papelão, começar a derramar camadas de espuma de PU, que formarão a montanha. O PU expandido é bom, pois monta a estrutura maciça, com pouco peso, e vai sendo moldado por camadas, pois a superior adere a inferior.
Como será uma montanha, adicionei pigmento marrom a espuma de PU. E várias camadas vão sendo adicionadas.
Com a deposição de várias camadas de PU expandido e pigmentado, este foi o aspecto final da minha montanha com túnel, carinhosamente batizado pelos colegas de"cocô de elefante". Não entendi......
Então começa o trabalho de escultura proopriamente dito. Com um ralador de queijo, vamos aparando a superfície, para dar maior ancorajem às camadas posteriores.
Assim ficou. Agora, vamos aplicar as camadas de terra, pedriscos e grama:
Utilizei a típica cola branca diluída em água e álcool, borrifada, e aplico inicialmente pedriscos encontrados em casas de mateiral para artesanato, muito baratos, e com bom aspecto visual. em seguida a grama e terra, feitos a partir de serragem..... Mas estes, ensino em próximo post...
No final...
Nada como um túnel em sua maquete. Não importa o tamanho. A emoção do desaparecimento de sua composição na entrada do túnel e do seu ressurgimento na saída, são imagens que marcam. Vale o trabalho!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
uma coisa, esses trilos soa flexiveis do tunel?
ResponderExcluiros trilhos sao flexiveis?
ResponderExcluir