
A primeira sub-estação localizou-se então em Louveira, eletrificava a linha entre Jundiaí e Campinas. Até hoje permanece heroicamente de pé, testemunhando o que foi seu período de glória.
Abaixo, a sub-estação de Cordeirópolis, bem ao lado da rodovia Washington Luis:

Após visitar esta sub-estação de Cordeirópolis que hoje é um centro cultural, fiquei com muita vontade de visitar a sub-estação de Louveira, que devido seu estado de abandono ainda deve ter algum material original:

Embora ocupadas, as casas dos trabalhadres da sub-estação, ainda estão em bom estado de conservação:

Uma chave seccionadora que alimentava a linha elétrica. Hoje a forma construtiva destas chaves é totalmente diferente.

Aqui, a mesma chave seccionadora com seu comando:

Ao lado da via férrea, o que restou do quadro de comando:

Abrindo o quadro, nos deparamos com uma tecnologia elétrica dos anos 20. Os ladrões de material ferroviário não descobriram que nestes relés, existe o enrolamento de fio de cobre, senão já teria ido....

Relé elétrico de comando da via:

Aqui já sem seu encapsulamento isolante:

Fazendo de minhas as palavras do Ralph Giesbrecht, em uma recente palestra, "um povo que não preserva, não terá memória". Vejo estes equipamentos enferrujando, e penso no tempo em que eles só existirão em velhos livros empoeirados em alguma biblioteca. Isto se conseguiremos conservar as bibliotecas.....
Como ferromodelista, posso incorporar uma sub-estação na maquete, e os devidos painéis elétricos ao longo da via. Como já disse aqui, isto também é uma maneira de preservar!
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