Dois pontos são críticos na coleção Del Prado, "Locomotivas do Mundo":
1 - a escala das locomotivas é a N ( 1/160) e é difícil modelar detalhes com precisão.
2 - as peças são fabricadas na China, e nem sempre os produtos chineses tem grande preocupação com detalhes.
Propus-me a analisar os pontos principais nas Diesel-Elétricas distribuidas até aqui.
Locomotiva EMD GP-20 fabricada a partir de 1959
Comprimento de 17,12 m . No modelo 102 mm, o que resulta uns 5 mm menor.
Grafismos e detalhes de impressão com razoável nitidez.
Cabine de comando com bom nível de detalhes. Os corrimãos estáo fora de escala, muito grossos. Isto se deve ao processo de injeção e da escala N. Não seria possível injetar os corrimãos com o diâmetro correto, resultaria muito fraco.
Locomotiva QR 2130, fabricada a partir de 1970, especificamente para trens de carga australianos. Projeto EMD, fabricação australiana.
Comprimento original 18,36 m . No modelo 113,6 mm, dentro da escala.
Grafismos razoáveis, a cor da locomotiva não ajuda muito
Cabine do maquinista com razoável grau de detalhamento. Corrimãos com espessura desproporcional.
Locomotiva EMD FP-7 de 1949
Comprimento 16,66 m No modelo 104 mm, dentro da escala.
Grafismos nítidos e bem aplicados
Cabine de comando com razoável nível de detalhes
EMD FP-45, lançada em 1965.
Comprimento da máquina 21,7m . No modelo 135,9 mm, dentro da escala.
Qualidade da pintura e dos grafismos razoáveis. Apenas o truck prateado, que não tem nada a ver...
Cabine de comando bem detalhada. Os corrimaõs, novamente fora de escala.
Conclusões: os modelos tem um grau razoável de detalhamento, o que permite a escala N. As pinturas de modo geral tambem agradam as pessoas menos detalhistas. Servem para comparar modelos, tamanhos, já que obedecem a escala. Apenas a bitola não é obedecida, que parece estar com uma distância entre trilhos de 1,3m.
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