quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A relação entre ferromodelismo e preservação ferroviária


Em visita ao encontro de ferromodelismo de Mogi das Cruzes, patrocinado pela ANPF, fiquei muito impressionado com o que vi. Relato abaixo:


A estação de Cachoeira Paulista, hoje, em seu estado de total abandono, foi reproduzida por um ferromodelista da cidade, que mostrou profundo conhecimento da história desta estação.









Além da etação de Cachoeira Paulista, ele também reproduziu a antiga estação de Mogi das Cruzes:


A estação de Guararema , hoje recuperada:


Jundiapeba, estação na qual devo ter entrado inúmeras vezes, no colo de meus pais..... Lembro-me que eles foram morar em Jundiapeba, assim que chegaram da Itália, e que minha mãe reclamava que o único elo de lligação com a Capital era o trem. Creio que em 1955 ela tinha razão!


Sabaúna, onde se encontra a regional Mogi da ANPF


O criador e sua obra: Antonio Castrezana

O trabalho do Antonio é um grande exemplo da contribuição que o ferromodelismo presta à preservação ferroviária: a construção das réplicas das estações e sua colocação em maquetes, preserva a história destas estações, em sua maioria construções abandonadas ao descaso.
E muito interessante, como em um blog despretensioso como este, tanta história pode ser reunida, através dos links.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog Dário, e também pelas fotos que fez com os trabalhos do Castrezana. Hoje estive na casa dele e vi outras de suas criações em sua maquete. Apenas um comentário, a estação branca que aparece abaixo da estação Guararema é a estação Jundiapeba, que fica entre Braz Cubas e Suzano.

    ResponderExcluir