quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A Cidade e a Ferrovia...

Percebo que o processo de montagem de uma maquete é quase como um ser vivo. Ambos competem por espaço e por beleza, tanto a linha férrea quanto a vila, um querendo sufocar o outro. Quando você privilegia o espaço urbano, com moradias e comércio, a linha férrea se sente na necessidade de crescer também. Realmente, ferromodelismo não é para crianças! è para marmanjo, pois o planejamento, o balanço entre área urbana e traçado férreo devem se equilibrar.
Foi justamente nesta hora, que me indicaram o SW "TRAINCAD". Depois das primeiras tentativas frustradas de operá-lo, um pouco mais de empenho me abriram mais um horizonte, e agora, consigo projetar traçados muito mais complexos, para a amesma área de maquete. Uma maravilha!!
Quem ainda não o tiver, siga o link: www.traincad.com
O Sw é gratuito, vem com os trilhos de vários fabricantes, e depois de algumas tentativas, é até fácil de operar. Vou complicar um pouco meu traçado da malha ferroviária. Enquanto isto, a área urbana avança sobre o terreno dispoonível para os trilhos. Vejam as novas edificações:


Um posto de abstecimento de combustíveis, ainda sem bandeira, mas que deverá se TEXACO
Uma igreja, no espaço que futuramente formará a praça da vila:


Uma pousada para os passageiros da estação:

Começo a me perguntar se muitos dos prefeitos despreparados que encontramos em cidades do interior, tivessem uma vez na vida, planejado uma maquete, eles seriam melhores gestores públicos do que realmente são!!
Minha área urbana começa a se dlinear, mostrando onde serão as ruas. Mas ainda falta muito...

Vamos colocar uma oficina mecânica:

Bem, também comecei a adquirir alguns veículos, senão a vila parece "Cidade Fantasma".

Nenhum comentário:

Postar um comentário