Após várias visitas a estações ferroviárias, análise dos conceitos construtivos, cheguei a uma brilhante conclusão: não existe consenso quanto ao projeto de uma estação ferroviária. Apenas a Cia Paulista, tinha um padrão para as estações mais simples, bem representado pela "Campestre". As outras companhias também tinham um padrão, que era mais ou menos rigidamente seguido.
Fiquei muito impressionado pela suntuosidade de Cachoeira Paulista, e de outro lado, pela simplicidade de Mogi Mirim. Será que seria possível mesclar ambas? Misturei e saiu o que se vê abaixo.
Bem, o trabalho de modelagem não será fácil, e irei pedindo orientações e sugestões aos colegas. Também como a modelagem não é o meu forte, irei trabalhando com muita parcimônia. Mas acompanhem, irei postando aos poucos...
Esta estação implica em um trabalho intenso de modelagem. Estou usando o PVC expandido, que é um material bastante fácil de modelar, desde que utilizando as ferramentas próprias.
Está ficando assim:
Por enquanto, trabalhando no lado esquerdo da estação
Torreão Central e o depósito de mercadorias
Torreão esquerdo e a cerca metálica Um dos problemas é que a estação por ser grande, pode esconder outras construções da maquete. Por isto o espaço livre com a cerca.
Vista da estação colocada na maquete
Vista do corpo central
Parece que tem muita estação para pouca maquete. Veremos o resultado final.