sábado, 21 de fevereiro de 2009

Identidade Visual

Sem dúvida alguma, para se dar mais realismo a maquete, as marcas comerciais são importantes. Então, recortes de várias revistas, sites, escaneamento, e assim aplicamos alguns toques especiais ás construções:


Consegui os logotipos no site da Texaco, são de épocas diferentes


Oficina de Manutenção da Locomotiva


Lanchonete que não é Mc Donalds


O turbo reator de cotrafase simétrica


Reservatório de óleo


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domingo, 15 de fevereiro de 2009

Malha Ferroviária Três

Com o auxílio do SW TrainCad, congestionei ao máximo a malha, e consegui três ramais de desvios ferroviários. Assim ficou o projeto:


E a realidade:

Está chegando a hora de desmotar tudo, e aplicar os berços dos trilhos, pois até agora, tudo foram tentativas e ensaios, para chegar a uma vila ferroviária interessante. Ainda faltam algumas casas na área urbana, mas isto será mais fácil agora.

Oficina de Manutenção de Locomotivas

Agora que a malha férrea permite, graças aos três ramais, faremos o galpão de manutenção da locomotiva, utilizando as estruturas previamente fabricadas em PU:

Experimentando a estrutura com a locomotiva:

A Finalização:

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Distrito Industrial

Uma ferrovia, com trem de cargas e de passageiros, deve obrigatóriamente passar por um distrito industrial. Sendo assim, vamos trabalhar agora nas industrias, e a briga por espaço na minha pequena maquete, é muito acirrada. Novos ramais deverão ser acrescentados, e prevejo um adensamento da maquete. Ainda bem que podemos planejar com calma a distribuição de espaços. Utilizarei modelos emmadeira balsa, para então fazer a moldagem em PU sólido dos módulos. A construção final será de PU, madeira e papelão, projeto próprio.
Módulos em PU:


Módulos já unidos:


Levantando as paredes:

Agora só falta o grafismo:



Equipamentos começam a ser fabricados, como por exemplo o "turbo reator lobular de contrafase simétrica":

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A Cidade e a Ferrovia...

Percebo que o processo de montagem de uma maquete é quase como um ser vivo. Ambos competem por espaço e por beleza, tanto a linha férrea quanto a vila, um querendo sufocar o outro. Quando você privilegia o espaço urbano, com moradias e comércio, a linha férrea se sente na necessidade de crescer também. Realmente, ferromodelismo não é para crianças! è para marmanjo, pois o planejamento, o balanço entre área urbana e traçado férreo devem se equilibrar.
Foi justamente nesta hora, que me indicaram o SW "TRAINCAD". Depois das primeiras tentativas frustradas de operá-lo, um pouco mais de empenho me abriram mais um horizonte, e agora, consigo projetar traçados muito mais complexos, para a amesma área de maquete. Uma maravilha!!
Quem ainda não o tiver, siga o link: www.traincad.com
O Sw é gratuito, vem com os trilhos de vários fabricantes, e depois de algumas tentativas, é até fácil de operar. Vou complicar um pouco meu traçado da malha ferroviária. Enquanto isto, a área urbana avança sobre o terreno dispoonível para os trilhos. Vejam as novas edificações:


Um posto de abstecimento de combustíveis, ainda sem bandeira, mas que deverá se TEXACO
Uma igreja, no espaço que futuramente formará a praça da vila:


Uma pousada para os passageiros da estação:

Começo a me perguntar se muitos dos prefeitos despreparados que encontramos em cidades do interior, tivessem uma vez na vida, planejado uma maquete, eles seriam melhores gestores públicos do que realmente são!!
Minha área urbana começa a se dlinear, mostrando onde serão as ruas. Mas ainda falta muito...

Vamos colocar uma oficina mecânica:

Bem, também comecei a adquirir alguns veículos, senão a vila parece "Cidade Fantasma".